quinta-feira, 10 de maio de 2007

Homen-aranha 3!Parker dança,incomoda,beija a garota errada e é o grande Herói no final

Homen-aranha 3 consagra os Super-heroís de sua editora envolvidos com problemas do cotidiano e suas personalidades no melhor estilo Marvels.
Então, assisti o mega filme do ano, o mais esperado e aguardado pelos fãs de Super-heróis.Homen-aranha 3.Realmente o filme tem um ritmo legal. Você consegue nesse mesmo filme:- rir, ter pena e ter raiva de Peter Parker.São ótimas as cenas de ação que contam com uma trama bem amarrada de todos os personagens Era algo que me preocupava, uma adaptação de 3 vilões na mesma aventura.De cara você espera que algum ponto vá ficar sem nó.É claro que muito da origem de Venom fica em aberto.Mais ainda vem uma continuidade por aí.Mas definitivamente a Marvel se consagra com esse sucesso, e não digo isso pelo filme, mais sim pelos apelos de seus personagens.A idéia de contar os feitos de homens que quebram limites ou tem que lidar com grandes poderes sem se distanciar de sua essência é o ponto forte da fábrica de Marvels.Esse tipo de história, conto, mito e folclore são algo que sempre fascinou o inconsciente humano.A possibilidade de poder converter objetos, transformar as coisas, levitar ou dominar mentes, multiplicam sensações e emoções humanas.Aproximar homens de deuses é destacar um lado humano de um Deus.O grande lance é que essas histórias e tramas sempre se fecham em grandes lições.A famosa frase do falecido tio de Parker “grandes poderes, geram grandes responsabilidades” se estende por todo universo Marvel.Para perceber isso basta ler uma daquelas sinopses que apresentam os personagens em cada edição de um gibi marvel.Se eu tivesse minha família assassinada?Se eu nascesse com dons extraordinários? Se eu pudesse salvar meu tio? Motoqueiro Fantasma, Justiceiro, X-men e Homen-aranha e companhia sempre te levam a um “se” de hipótese.Quando o leitor se transpõe a essa situação ele se familiariza com o herói e consegue através da ótica dele entender a idéia deste assim como os desejos que movem cada uma de suas aventuras.De acordo com esse referencial, fica fácil observar que inerente a qualquer versão seja ela cinematográfica, televisiva ou outras realidades (como as linhas ultimates e alternativas da própria editora) que os personagens são sempre eles mesmos.Seja na linha normal ou adaptada a qualquer mídia, os fãs sempre terão a segurança de ler um gibi do Homen-aranha sabendo que ele é um rapaz feio, jornalista e apaixonado por Mary Jane.Essa familiarização do leitor e a valorização de todo um contexto de sua personagem tornam o mito do Homen-Aranha muito forte.A editora Dc comics, sua concorrente mais próxima, também possui alguns personagens assim, como Super-homem que é impossível ser dissociado do seu alter-ego Clark Quent e sua paquera famosa á altura Lois Lane.O milionário atormentado Bruce Wayne também tem seu lado humano bem trabalhado.O problema que a Dc se enveredou por tramas distantes da realidade, não que a marvel também não tenha o feito, mais séries como Zero Hour ou Crises nas infinitas Terras entre outras, mostram como o contexto de seus personagens é tão vago que facilmente é remodelado.Não que brincar com realidades seja um erro, o problema é que quando você não tem um personagem muito sólido e conciso os fãs meio que ficam perdidos, sem referencial.Eu leio Hqs desde 1989, e desde que leio X-men , Ororo, a Tempestade dos X-men, passou por diversas transformações assim como todo o grupo, mais nunca em momento algum ela perdeu sua essência.Já quando você parte pra Dc, a coisa se complica, quantas pessoas já foram o Robim?Afinal o que é o Robim, um líder dos jovens titãs ou um aprendiz do Homem morcego.E batman possue relacionamentos com mulheres complicadas,ou forma o casal da liga com Mulher-Maravilha?A editora não se apega muito e nem valorizam os aspectos humanos de suas criações,para o público direcionado de hqs dela,o Lanterna verde é simplesmente quem estiver usando o anel no momento.Se é o Hall Jordan ou o Jhon Stuart não importa,pro tipo de enredo da Dc é o de menos.Isso também acontece com Diana,Donna Troy e outros...A Dc é um sucesso com seus heróis também no universo dos Super, mais a marvel está fazendo muito mais do que criar heróis, ao valorizar cada questão pessoal, valorizar todo um contexto e se apegar ao cotidiano real e os problemas de fatos existentes, ela está criando mitos de homens que se apaixonam choram e escalam paredes.Uma cena em que esse foco fica claro no caso do filme é o momento em que o fugitivo Flint Marko se transforma no Homem-Areia, a cena é assustadora e angustiante, você se surpreende com aquela areia tomando forma e no final olhando a foto do filho.Não é uma cena de efeitos especiais gratuitos como em Super-men Returns (que infelizmente não é um herói que possua uma história a ser contada).Bom se os sucessos desses tipos de personagens se fundamentasse em seus apelos visuais e seus poderes o super seria um fenômeno em todas as suas empreitadas.Mais o franguinho que enfrenta gente poderosa jogando teia é simplesmente o melhor da indústria dos quadrinhos.Heróis que foram feitos para desfilar em páginas de revista mostrando sua beleza e incrível poder só duram o tempo de aparecer um outro com poderes melhor e visual mais arrojado.Quando se vende uma história,ele fica na memória por mais tempo,não por correr mais rápido que tudo,ou por enxergar pela parede,ou por ser forte e ter 1,89 de altura e um belo par de olhos azuis,mais sim por se utilizar de todos esses elementos para expor e potencializar uma situação comun.Poderes especiais e um bom visual não são garantias de sucesso com o público,afinal poderes e uniformes bons é uma caraceterística básica dentro do mundo dos super-hérois.Pra min,dentro dessa ótica,só sobrivive aquele que tem algo a dizer.